dicas

Exercícios contra a Fadiga

30 JAN 2011



Sentido-se Cansado? Uma caminhada pode ser melhor que uma cesta, revigorando as energias e evitando a fadiga.

Novas pesquisas apontam que exercícios regulares podem aumentar os níveis de energia mesmo em pessoas que sofrem de distúrbios crônicos relacionados à fadiga, como doenças do coração ou até mesmo o câncer.

“Muitas vezes quando as pessoas estão fadigadas a última coisa que querem fazer é exercício”, é o que diz o pesquisador Patrick OConner, PhD em seu novo estudo, “mas se você está psicologicamente inativo e fadigado, um pouco de exercício pode ajudar muito.”

“Nós vivemos em uma sociedade onde as pessoas estão sempre procurando a próxima bebida forneça mais energia , barras energéticas ou o copo de café que lhes dará força extra para começar o dia! Mas uma atividade física toda manhã pode ser a faísca para obter essa energia que as pessoas estão procurando.”

Embora muitos estudos mostrem que pessoas sedentárias que começam uma rotina de exercícios regulares têm um aumento de energia, estudiosos dizem que poucos estudos quantificam esses efeitos.

Pesquisadores analisaram 70 casos sobre exercício e fadiga envolvendo mais de 6800 pessoas e concluíram que “Mais de 90% dos casos mostrou a mesma coisa: As pessoas sedentárias que terminam um programa regular de exercício relatam a fadiga melhorada comparada aos grupos que não se exercitaram” diz OConnor - “ É um efeito muito consistente”.

Os resultados mostram que o exercício regular aumenta a energia e diminui a fadiga. O efeito é melhor que o uso de medicamentos estimulantes incluindo alguns usados para pessoas que tem déficit de atenção e concentração. Os pesquisadores afirmam que grupos estudados com pessoas com câncer e doenças crônicas como diabetes e doenças cardíacas também são beneficiados com exercícios.